Balizamento Náutico – NORMAM 17


A sinalização náutica contribui para a segurança e organização da navegação, a prevenção da poluição dos canais e vias navegáveis e principalmente para a preservação e salvaguarda da vida humana no meio marítimo.
Para que o balizamento seja possível são necessários instrumentos como lanternas de sinalização, balizas náuticas (fixas e flutuantes), instalações como faróis, além de equipamentos e softwares de posicionamento global via satélites.

Post1

As normas que regem o balizamento náutico brasileiro são estabelecidas pela Marinha do Brasil, através da NORMAM 17 disponibilizada pelo CAMR (Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego) para uso e aplicação em todo território nacional e demais águas jurisdicionais brasileiras.

Você pode conferir a NORMAM 17 no link abaixo:

https://www.mar.mil.br/dhn/camr/download/normam17.pdf

O projeto de sinalização náutica considera vários fatores, como profundidades, presença de bancos de areia e outros perigos, correntes, ondas, características das embarcações, características geométricas de canais de acesso e interiores portuários entre outros.

Post2

Para maiores informações sobre Sinalização Náutica contate a HM Engenharia Costeira e Portuária, empresa cadastrada no Centro de Sinalização Náutica da Marinha do Brasil, habilitada para executar projetos, serviços de operação e manutenção de auxílios à navegação.