Batimetria


A batimetria pode ser traduzida como um mapeamento das profundidades do fundo submarino. É essencial para a navegação, como também para uma série de estudos que envolvem obras costeiras e portuárias.

Atualmente, a tecnologia para execução de batimetria utiliza dois equipamentos principais, um GPS e um Ecobatímetro.

Post1Post2

Ecobatímetro e Transdutor

Post3
Receptor GPS e Antena

O GPS é usado para fornecer o posicionamento, e o ecobatímetro a profundidade. Estas duas informações, posição e profundidade, quando combinadas permitem criar a batimetria. Em um futuro post, falaremos em detalhe destes equipamentos, como também de outros que são empregados. Pela precisão requerida, os GPSs e Ecobatímetros empregados nos levantamentos batimétricos são muito superiores aos que normalmente vemos nos barcos de esporte e recreio.

Ecobatimetro e GPS

O levantamento batimétrico basicamente consiste em navegar com a embarcação dotada de GPS e Ecobatímetro em linhas planejadas, de forma a cobrir a área de interesse.

Uma batimetria pode ser classificada como monofeixe e multifeixe.

Na batimetria monofeixe, apenas um feixe sonoro é emitido, e apenas uma profundidade é obtida em um determinado instante. Assim, são obtidos perfis de profundidade.

Post4
Barco com Ecobatímetro Monofeixe

Post5
Perfil obtido

Na batimetria multifeixe, é emitida uma grande quantidade de feixes sonoros simultaneamente. Os referidos feixes são dispostos de forma angular visando levantar áreas contíguas, seguindo a direção perpendicular à embarcação de medição. Isso possibilita o mapeamento de grandes faixas (com variação de profundidade) do leito, obtendo grande resolução da área analisada.

Post6
Post7
Post8

Barco com Ecobatímetro Multifeixe (2 primeiras fotos) – Área batimétrica obtida (foto abaixo).
Essa tecnologia é indicada para levantamentos onde se faz necessário um grande nível de detalhes da superfície do fundo ou uma praticamente completa ensonificação do leito (canais de navegação, localização de objetos e obstáculos, implantação de dutos subaquáticos).

Como é um sistema muito mais complexo de obtenção de dados, é fundamental utilizar equipamentos e instrumentos auxiliares de posicionamento, sensores de movimento e de mediação de velocidade do som embaixo d’água. Essa tecnologia, embora necessite de investimentos maiores por ter custos elevados, proporciona resultados de altíssima precisão e resolução.

As imagens abaixo permitem observar os resultados que podem ser obtidos com a tecnologia multifeixe.

Post9

Post10

Post11

Post12

Post13

Post14

Post15

Post16

Post17

Post18

Post19

Para maiores informações sobre Batimetria Monofeixe e Multifeixe contate a HM Engenharia Costeira e Portuária.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>